Translate

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Grêmios Acadêmicos potencializam a qualificação dos Alunos-a-Oficial

As terças-feiras na Academia de Polícia Militar - APM, começam mais cedo e a todo o vapor, pois, mesmo antes do início das aulas, o corpo de alunos se debruça sobre as atividades que vão desde a pesquisa sobre diversos temas, passando pela prática de artes marciais, até o treinamento de táticas individuais, no qual os alunos vibram pondo em prática técnicas de abordagem, neutralização de ameaças, algemação, condução, entre outras. Conhecimentos dirigidos e compartilhados pelos próprios cadetes nos Grêmios Acadêmicos.



Tudo isso é possível, porque, para além das diversas atividades curriculares promovidas pela APM na formação dos futuros gestores de Segurança Pública, a Instituição incentiva seus discentes, sob a coordenação de um oficial, formarem e conduzirem várias agremiações que ampliam, difundem e massificam os conhecimentos apreendidos nos ambientes de instrução.

Acredito nas atividades desenvolvidas pelos grêmios porque eles fazem o aluno praticar as técnicas e táticas que serão exigidas diariamente quando formados. Com os grêmios eles amadurecem como multiplicadores do conhecimento no ensinar, corrigir, aperfeiçoar e supervisionar as ações de seus comandados”, afirmou o Coordenador do Grêmio de Ordem Unida, Tenente PM Hemo.

Os Grêmios contam com dois ou três dias de atividades por semana e são vinculadas ao Batalhão Acadêmico Coronel PM Anhamur que tem como missão aproximar o Aluno-a-Oficial PM da realidade social em que serão inseridos após o período de formação. Assim, todo o conhecimento apreendido pode ser multiplicado onde os profissionais forem servir à sociedade.


No momento, a “Casa do Saber” dispõe de seis Grêmios. Vamos conhecê-los um pouco:
GATI – Grêmio de Ações Táticas Individuais - Tem por meta a ampliação dos conhecimentos baseado em treinamento de técnicas policiais e na realização de exercícios táticos individuais e coletivos, com vistas a qualificar os futuros Oficiais nas diferentes técnicas utilizadas na operacionalidade.
GCOMTI – Grêmio de Comunicação e Tecnologia da Informação – lançado como Núcleo de Comunicação, este grêmio surgiu da necessidade de aperfeiçoar os Alunos-a-Oficial PM na área de comunicação e tecnologia da informação, haja vista, ser o futuro Oficial, o responsável por fazer transparente e acolhedora a imagem da instituição Polícia Militar e seu bem servir a sociedade. Tem por finalidade incluir a Instituição na era digital, dando publicidade e facilitando o acesso as informações à comunidade interna e externa da Corporação.
GEP – Grêmio de Estudos e Pesquisas – Se dedica aos estudos dos pressupostos legais, da doutrina e dos fundamentos técnicos orientadores da atuação policial, com vistas à construção de uma Corporação moderna e concatenada com os anseios sociais. Têm por finalidade, em conjunto com os demais Grêmios, elaborar cartilhas e pesquisas para melhor conhecimento dos discentes e da tropa.
GOU – Grêmio de Ordem unida - Tem por finalidade proporcionar aos cadetes PM, os meios de se apresentarem e deslocarem em perfeita ordem, em todas as circunstâncias, desenvolvendo o sentimento de coesão e os reflexos de obediência, como fatores preponderantes na formação do policial militar, bem como produzir pesquisas, implementar os materiais já existentes, entre outros.
GAM – Grêmio de Artes Marciais – Tem por finalidade promover o 
condicionamento emocional, técnico e físico do policial militar, possibilitando a desenvoltura para lidar com as diversas situações encontradas no cotidiano da atividade operacional, com a observância dos diferenciados níveis de força, preconizados por direcionamentos nacionais (SENASP) e internacionais (ONU, Anistia Internacional). Os Alunos-a-Oficial PM são responsáveis também em ministrar instruções nas modalidades de Jiu-Jitsu, boxe e capoeira.

GCDC – O Grêmio de Controle de Distúrbio Civil tem como objetivo expor o Aluno-a-Oficial as funções de um pelotão de CDC, com emprego e descontaminação de agentes químicos, utilização de munição de impacto controlado e formações utilizadas para pronto emprego. Durante todo o CFO, o aluno desempenha funções específicas atinentes a sua graduação. No 1º ano letivo, ele exerce função de escudeiro, interiorizando os princípios fundamentais de um pelotão de choque. Já no 2ª ano, são atribuídas funções mais técnicas, como atiradores e lançadores, e quando se encontrar no curso Líder - 3º ano, apenas comandar o grupo ou pelotão completo de choque, e instruir os comandados com as técnicas aprendidas.
TEXTO  AL OF PM JAGUARACI 
IMAGENS  AL OF PM ALISSON

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog