Translate

quinta-feira, 24 de março de 2016

Cadetes são levados a “vivenciarem” a história da PMBA


Jaguaraci Barbosa

Aconteceu! Proporcionando aos cadetes um tour em meio à história da Corporação, o projeto do Capitão PM Raimundo Marins, chefe da Seção de arquivologia da PMBA e professor de história da Academia de Polícia Militar-APM,  “Visitando o Quartel do Comando Geral (QCG)”, virou fato nesta quarta-feira (23), no Largo dos Aflitos.


O embarque nos anais da quase Bicentenária Milícia de Bravos teve início na frente do prédio que abriga o QCG, onde o historiador conduziu mais de 80 alunos-a-oficial a “vivenciarem” fatos e projetarem a importância geográfica da fortificação na defesa da Baia de Todos os Santos, pois tal forte, em ação conjunta com o forte de Itaparica, impunha fogo cruzado aos inimigos.

Depois de pausa para fotos e perguntas, já dentro do QCG, os visitantes foram conduzidos ao Salão Nobre Tiradentes, que abriga certo acervo sobre a PMBA. Então, o capitão explicou aos presentes que o local é utilizado pelo Comandante Geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, para reuniões decisórias com autoridades militares e civis. Os cadetes conheceram também o gabinete que abriga a galeria de ex-comandantes da Corporação, onde despacha a referida autoridade.

Em seguida, no auditório do quartel, os visitantes assistiram ao documentário “Memórias do Cangaço” e participaram de uma palestradebate sobre o cangaço e seus personagens, que foi proferida pelo Professor Manuel Antônio dos Santos Neto, coordenador do Centro de Estudos Euclydes da Cunha da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e mediada pelo Capitão Marins.

O capitão, que proporcionou tal evento com o apoio da coordenação pedagógica da APM, não escondeu a felicidade em realizar o trabalho e declarou “temos outros dois eventos a serem realizados com os alunos-a-oficial, um deles é a visita à cidade de Canudos e à história dos conselheiristas”.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog