Translate

segunda-feira, 13 de abril de 2015

PM e Bombeiros são mantidos em alerta no município de Santo Amaro

Equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram mantidas em alerta durante todo o final de semana e ainda nesta segunda-feira (13), após a enchente do Rio Subaé, causada pela forte chuva no município de Santo Amaro no último sábado (11). Policiais da 20ª CIPM - responsável pela região de Santo Amaro - que estavam deixando o plantão na manhã de sábado, ao perceber que o nível do rio subia rapidamente, por iniciativa própria saíram em diligência para manter a ordem pública e auxiliar a população. 



Uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (PETO) foi utilizada, além de três policiais do Tático Motociclistico que fizeram o policiamento em cima de um caminhão. Duas guarnições do PETO e Força Tática do município de Berimbau foram enviadas para reforçar o policiamento. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) sobrevoou a região durante todo o dia de sábado, evitando possíveis ações criminosas como saques a estabelecimentos comerciais. 

Duas viaturas do 10º Grupamento dos Bombeiros de Simões Filho e duas viaturas do 2º Grupamento dos Bombeiros de Feira de Santana, que atende a Santo Amaro, foram deslocadas para o município onde  realizaram ações contra deslizamentos de terra, desobstrução de canais, além de impedir que as pessoas transitassem dentro da água  por questões de segurança. Até o final do dia desta segunda-feira estão sendo mantidas uma equipe especializada em mergulho e outra em resgate. 

PM APOIA CAMPANHA – Na manhã desta segunda-feira (13), uma reunião entre representantes da Polícia Militar, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e da Secretaria de Assistência Social e a Procuradoria do Município, no Fórum da Comarca, teve como objetivo definir o início de uma campanha de arrecadação de alimentos, vestuário, colchões e água potável, cuja distribuição para famílias desalojadas terá o apoio da PM, que estará presente no local de doações para evitar saques e desvios. 

AÇÕES DO CORPO DE BOMBEIROS - Na estação rodoviária do município foi mantida uma guarnição com oito bombeiros até às 15h de sábado, onde, por questões de segurança, as pessoas foram impedidas de transitar dentro da água. As vias principais do município voltaram a ficar acessíveis por volta das 15h30, quando o volume da água diminuiu. Em alguns bairros, as águas subiram aproximadamente dois metros de altura nas paredes das casas. 

No Bairro Candolândia, na Rua Tiradentes, havia risco de desabamento, mas, em conjunto com a Defesa Civil, foi colocada uma lona plástica para evitar o deslocamento de terra. Uma equipe do 10º GBM/Simões Filho, composta por 15 bombeiros militares, foi mantida na entrada de Santo Amaro em via de acesso à BR 324, próximo a Ponte Santa Helena, orientando motoristas a parar na rodovia, até que as águas baixassem, e desobstruindo canais. 

Por volta das 21h as águas do Rio Subaé estavam em nível baixo, fluindo normalmente. Duas guarnições de bombeiros militares permaneceram na cidade neste domingo (12), uma especializada em mergulho e resgate e outra para apoio aos prepostos da prefeitura, caso fosse necessário. As duas viaturas estavam equipadas para os fins específicos da operação, totalizando o efetivo de nove bombeiros militares, sendo substituídos às 08h30 desta segunda-feira por mais nove bombeiros, onde permanecerão até às 18h desta segunda. 

DCS/PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog