Translate

sábado, 18 de outubro de 2014

Maioria dos veículos roubados em Feira de Santana são motos 'cinquentinhas'

Não há dados precisos sobre a quantidade de veículos roubados por dia em Feira de Santana, mas, de acordo com o comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), coronel Adelmário Xavier, o grande número de veículos roubados na cidade são motos de cinquenta cilindradas, conhecidas como ‘cinquentinhas’. Ele informou ainda que 352 veículos foram recuperados pela polícia este ano.

“Não tenho os dados de quantos veículos são furtados por dia, mas vale dizer que a maioria são Cinquentinhas. Em termos de Brasil, Feira de Santana é a segunda cidade com o maior número de motos”, informou.

O coronel Adelmário Xavier destacou que os bandidos agem no descuido das pessoas e chamou atenção para alguns cuidados, especialmente com aparelhos celulares, um dos itens mais visados pelos criminosos, segundo informou.

“Às vezes é verificado uma grande quantidade de roubos em determinados locais e a maioria é de celular. As pessoas andam com o fone no ouvido, o bandido passa de moto e leva. As pessoas têm que entender que é preciso se resguardar também”, afirmou.

O comandante do CPRL informou que a droga é responsável por 80% dos delitos que são registrados. Segundo ele, a fragilidade da lei é um dos fatores que atrapalha o trabalho da polícia.

“O nosso grande problema é que todas as pessoas que tiramos de circulação não passam mais do que 48hs presas. As leis precisam melhorar. Posso garantir que quando a pessoa é solta, fica muito mais forte. Para esses crimes de menor potencial ofensivo não existem pena de prisão, são penas alternativas. O código penal tem que ser reformado, se isso não acontecer não vamos ver o resultado do nosso trabalho”, afirmou.

Um dos exemplos citados por Adelmário é o do bairro Feira VI, onde, após reclamações de grande número de assaltos, a polícia fez ronda e conseguiu prender os suspeitos. O coronel afirma que após a prisão, foi constatada a queda no número de assaltos, mas depois eles voltaram para as ruas e os registros de assaltos voltaram a acontecer.

“Por esse motivo teremos que direcionar as rondas novamente para o Feira VI. Quando houver uma mudança das leis e o delinquente souber que se praticar furto, roubo ou qualquer delito ele não vai sair do presídio, ele vai deixar de praticar o delito”, disse.

Adelmário Xavier ainda atribuiu o alto índice de assaltos à falta de oportunidades para os jovens, além da falta de estrutura familiar.

“O jovem observam um grupo indo para o shopping, cinema, e ele não tem a oportunidade de fazer isso, mas ele quer fazer de qualquer jeito e vai roubar, assaltar. A falta de estrutura, de escola, de acompanhamento na família, são os grandes problemas”, observou.

Feira do Rolo

Sobre a situação da Feira do Rolo, Adelmário Xavier informou que tem boas notícias, mas que ainda não pode informar para não atrapalhar as ações da polícia. “Eu posso garantir que aquele problema será resolvido”, destacou. 

Daniela Cardoso
Acorda Cidade 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog