Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Carta ao Jornal EXTRA: A nossa vida vale tanto quanto a de vocês.

A nossa vida vale tanto quanto a de vocês. Não mais, não menos. A vida humana tem o mesmo valor, para um policial: seja pobre, rico, criminoso, honesto, brancos, negros, amarelos, brasileiros, estrangeiros, a vida humana não tem diferença.


E é por entender que a vida humana tem o mesmo valor que eu não consegui compreender a capa do jornal EXTRA. Não entendo como o pai da minha filha é colocado em uma espécie de charge quando seu corpo ainda estava no Instituto Médico-Legal. 

Não compreendo como o homem da minha vida estava numa peça de jogo desenhada na capa de um jornal, horas depois de receber um tiro e perder a vida. Não consigo assimilar que nem bem eu avisava a minha filha que ela havia se tornado órfã e o pai dela estava na capa de um jornal, chegando às bancas às cinco da manhã, enquanto eu ainda não tinha pegado no sono – mas acordada, vivia um pesadelo.

Eu queria respostas. Mas fico imaginando que respostas eu receberia. Iriam me dizer que “isso é jornalismo”? Me diriam que “já foi feita a mesma coisa com outras pessoas”? Me diriam que o autor da montagem é um jornalista premiado? Ou que estavam “se indignando”? Não sei. Não sei o que me responderiam. Quando fico imaginando o que seria respondido, fico com medo de perguntar.

“O comandante perde o combate”. Não, ele não perdeu. Ele está vencendo até hoje. O Uanderson venceu porque ele teve a mim, teve uma filha, e soube honrar a família dele. Para os que não têm honra, é difícil entender esta vitória. Não, o comandante não perdeu e não perderá.

A nossa Polícia Militar nunca perderá, porque não recua. O comandante não recua, os soldados não recuam, porque vivemos para prestar serviços à população. Nossa meta não é vender jornais, anúncios, espaço publicitário, nossa meta não é hostilizar uma corporação, nossa meta não é fazer ataques gratuitos, nossa meta não é desumanizar a morte de um pai de família.

Não, nossa meta é defender a vida. Meu marido perdeu a dele. Mas com certeza, para que outros não a perdessem. Por isso, o comandante venceu, sim, o combate. Vocês, que não sabem disto, nunca saberão. 

Capitão Bianca, esposa do extinto Capitão Uanderson
Comandante da UPP Nova Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog