Translate

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Baianos exercem cidadania e patriotismo neste Dois de Julho

Desfiles, bandas de músicas e a encenação de personagens históricos como Maria Quitéria e Joana D´Arc marcaram as comemorações pelos ​191​ anos de Independência do estado da Bahia, nesta quarta-feira, 2 de Julho. 
 

Ao todo, 2.511 policiais e bombeiros militares participaram do evento a fim de oferecer mais segurança à população, que nas ruas assistiu e acompanhou a programação do cortejo cívico da Lapinha até a Praça Dois de Julho, no Campo Grande.

O efetivo da PM foi distribuído por todo o trajeto e adjacências, inclusive nos pontos e terminais de ônibus, em barreiras de trânsito, patrulhas e duplas de policiamento. Além das atividades operacionais, uma comissão composta por oficiais e praças da Corporação também  participou dos festejos cívicos.

A cerimônia teve início no Largo da Lapinha com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, com as presenças do governador Jaques Wagner; do prefeito ACM Neto  e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo. Logo após, uma multidão assistiu a tradicional entrega das coroas de flores ao busto general Labatut realizada pelo comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro e representantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica),  dando início ao cortejo em direção ao Terreiro de Jesus, no Pelourinho.

Para o comandante da PM, o momento é de valorizar nossas conquistas históricas como cidadão brasileiro. “Essa independência registra a expressão do povo baiano  em comemorar sua liberdade e ao tempo  reivindicar suas melhorias, por isso a  Polícia Militar se faz presente para garantir a segurança dessa festa da democracia popular.”, declarou Alfredo Castro.  

Tarde - No turno da tarde a Polícia Militar manteve-se no desfile com uma comissão especial, trajada com túnica, em acompanhamento ao coronel Alfredo Castro e ao subcomandante geral, coronel Carlos Eleutério. Caminhando pelas ruas do centro, a comitiva chegou até o Campo Grande juntamente com as imagens do Caboclo e da Cabocla, que simbolizam a luta na Bahia pela Independência.

No Campo Grande, a comitiva foi recepcionada pelo Coral da PMBA que acompanhada pela Banda de Música Maestro Wanderley cantaram os Hinos Nacional e da Bahia. Em seguida, o governador e outras autoridades hastearam as bandeiras e novamente depositaram  flores aos pés do monumento da Independência. A solenidade foi finalizada com o ateamento da Pira Olímpica realizada pela  bicampeã baiana de Maratona Atlética de Natação, Suelen Gomes.

Cavalcante e Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog