Translate

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Por que desmilitarizar as polícias?????


A vergonhosa proposta do governo mineiro e da Polícia Militar de Minas de cercear a liberdade de expressão dos policiais militares nas mídias sociais com punições institucionais é uma pequema mostra do que acontece por tras da cortina de ferro que é o militarismo das policiais no Brasil.

São homens e mulheres, pais e mães de família, policiais militares que devem assitir um conjunto social sob Estado Democrático de Direito e submeter-se à ditadura das casernas por todo o país, onde toda e qualquer pessoa "livre" tem valor, inclusive prestadores de serviços que sequer são concursados, menos o subalterno, via de regra as praças.

Há muita falácia quanto à desmilitarização das políciais militares, a principal delas é a de que se quebraria a hierarquia e a disciplina, além da perda da farda. Discursos pequenos e mentirosos, pois qualquer grande instituição tem hierarquia e a disciplina só depende de ordenamento jurídico válido, e quanto à farda, a tantos trabalhadores civis fardados, vide os seguranças e as guardas municipais.

Uma coisa é certa, a população ganharia muito, pois muito do destrato dos policiais militares com o cidadão deve-se a forma como são tratados: como verdadeiros animais que devem apenas obedecer e reistir a tudo, ou será considerado um fraco. Observem se não é o reflexo exposto nas ruas. Estados social e culturalmente desemvolvidos, como os Estados unidos daAmérica, dão exemplos práticos de como ter uma polícia única e civil, composta por cidadão livres em gozo de plenos direitos sociais.

Jaguaraci Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog