Translate

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Grupo de PMs e bombeiros marcham em protesto contra reajuste do Governo do DF


m grupo de policiais militares e bombeiros contrários ao reajuste oferecido à categoria pelo GDF, publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (19), fizeram uma votação simbólica rejeitado a proposta e marcharam da Câmara Legislativa até a Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Segundo os manifestantes, 2 mil pessoas participaram do ato desta quinta. O grupo afirma que a assembleia ocorrida na última terça (18)  não teve validade porque foi realizada apenas por oficiais da PM, que representam 10% do efetivo da corporação.

Os manifestantes afirmam que pretendem ir ao Ministério Público do DF para pedir que sejam anulados os decretos concedendo reajustes de 22% no salário da categoria, ao longo de três anos e mudanças nos auxílios moradia e transporte.

Em frente ao Congresso Nacional, os policiais começaram a gritar “fora ditadura” e “eu existo”. O grupo seguiu em direção ao Palácio do Planalto com as carteiras de identidade em mãos. O cabo Henrique Barbosa disse que o documento é a prova de que eles fazem parte da corporação.

“Nosso comandante disse que a primeira assembleia não tinha PM. Ele não consegue identificar a gente porque é ausente e não quer saber o que a tropa quer”, afirmou. “Queremos demonstrar que esse comandante não nos representa. Na CLDF a gente votou e só reafirmou o que votamos na primeira manifestação democrática”, disse o cabo.

Na quarta-feira (19), representantes de sete associações de policiais militares e bombeiros do Distrito Federal anunciaram a entrega de uma carta repudiando a forma como foram concluídas as negociações com a categoria, ao governador Agnelo Queiroz.

A categoria fez duas assembleias nesta terça para discutir a oferta do GDF. A primeira reunião, em frente ao Palácio do Buriti, havia terminado com recusa à proposta. Os PMs informaram que rejeitaram a proposta porque queriam que o aumento ocorresse de forma linear, beneficiando a todos igualmente. A segunda, pela tarde, ocorrida na tarde de terça no Clube de Oficiais da PM, a categoria aceitou sem contestações a proposta de reajuste feita pelo GDF.

Na quarta, o GDF publicou dois decretos que estabelecem os novos valores para os auxílios alimentação e moradia dos militares, na ativa e aposentados. Para o primeiro, o valor previsto é de R$ 850 a partir de 1º de maio. Para o segundo, o pagamento ocorrerá em três etapas, sempre em setembro, a partir deste ano.

Amigo da Caserna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog