Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Informe sobre o estado de saúde dos PMs internados

A Polícia Militar da Bahia informa que o estado de saúde dos policiais militares internados em unidades de saúde da rede particular, após participaram do Teste de Habilidade Específica (THE) para o Curso de Operações Policiais Especiais (COPES) é a seguinte:


· O soldado PM Luciano Fiuza de Santana, 29 anos, do 12º Batalhão, encontra-se internado e seu estado de saúde é considerado gravíssimo pela equipe médica;
· O tenente Joserrise Mesquita de Barros Nascimento, 30, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Cerrado, está internado e o seu estado de saúde é grave, contudo a equipe médica avaliou como estável o seu quadro;
· O soldado Paulo David Capinam da Silva Pedro, 26, da 81ª CIPM/Itinga, tem previsão de alta médica para hoje (18).

Além das equipes médicas dos hospitais, os policiais estão sendo acompanhados por oficiais médicos do quadro de saúde da PM, bem como os seus familiares, através do Serviço de Valorização Policial (SEVAP).

A PM ratifica que todos os candidatos que participaram do processo seletivo para o COPES foram voluntários e submetidos, por força de edital, a exames laboratoriais, cardiorrespiratórios e físicos, além de apresentarem laudo médico atestando sua capacidade física para a realização de atividades físicas de alto impacto.

Associada à avaliação da saúde, os candidatos foram orientados com base em manual publicado na Intranet da PMBA e na diretriz das Forças Armadas que trata sobre cuidados para participantes de THE.

Todos os procedimentos necessários para a aplicação do THE foram adotados, como: acompanhamento da coordenação do Curso, presença de ambulância com pessoal da área de saúde preparado para o Atendimento Pré Hospitalar, distribuição de água mineral durante toda a prova e tempo para aquecimento e alongamento.

O COPES  prepara policiais militares para a execução de operações policiais especiais em situações de alto risco e complexidade elevada. Exige do candidato preparo físico e psicológico que serão aprimorados ao longo do curso, além de desenvolver competências técnicas no decorrer das aulas.

O Comando da PM informa ainda que instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para investigar as causas do ocorrido.

DCS/PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog