Translate

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Bases de segurança ganham sedes definitivas


A Secretaria da Segurança Pública (SSP) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (18), as sedes definitivas das bases comunitárias de segurança do Bairro da Paz e do Rio Sena, localizadas respectivamente nas ruas Valdemar Oliveira, s/n, e Maria Cecília, 4.768. As unidades contam com um Centro Digital de Cidadania, espaço que oferece à comunidade acesso à internet, além de cursos de capacitação e uma sala de videomonitoramento, com três câmeras de alta definição.

Após um ano e três meses de funcionamento, a base do Bairro da Paz, com um efetivo de 102 policiais, contribuiu decisivamente para a redução de 50% nos índices de criminalidade. Na do Rio Sena, onde trabalham 100 policiais, o número de homicídios diminuiu em 50% desde a sua instalação.

“Hoje é dia de comemorar. Há mais de um ano, a base do Bairro da Paz está promovendo mais segurança e agora, com a entrega dos equipamentos permanentes, vai ampliar a prestação dos serviços para a comunidade, além de melhorar as condições de trabalho para os policiais”, comentou o secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, o trabalho nas bases vem sendo feito de maneira satisfatória. “Estamos criando uma relação de amizade e de confiança com os moradores, por meio dos projetos de inclusão social. Além disso, há dois meses não temos registro de homicídios nestas áreas”, ressaltou.

O vendedor ambulante Eduardo Mendonça, 24, morador no Bairro da Paz há 20 anos, considera “muito boa” a atuação da PM após a implantação da base. “Agora, o trabalho policial é mais intenso, as viaturas são vistas a todo instante, deixando a população mais segura”, elogiou.

Os moradores do Rio Sena também parabenizaram o trabalho ostensivo realizado pela PM, através da base comunitária de segurança ali instalada. A babá Rosimeire Santos, 40, comemorou a inauguração das instalações definitivas da unidade. “Antigamente, aqui era muito violento, mas depois da chegada da base podemos ficar até mais tarde nas ruas”, comentou.

Para a subcomandante da base do Rio Sena, tenente PM Camila Soledade, um dos principais objetivos da BCS é promover a aproximação da comunidade com a segurança pública. “Os projetos sociais aqui desenvolvidos incluem um centro digital, com 10 computadores, karatê do saber para as crianças, judô, curso de manutenção de micro, educação ambiental e atividades de meditação para os idosos.

Os eventos também contaram com as presenças do subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira e do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, dentre outras autoridades.

 Secom-BA / Ascom-SSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog