O coronel da Polícia Militar de  Alagoas , Ivon Berto, que foi exonerado do cargo de chefe do Estado-Maior do Estado, após denúncias sobre ingerência polícia na corporação, está preso no Quartel da PM, no centro de Maceió, desde a noite de quinta-feira (7). O recolhimento administrativo foi determinado pelo juiz José Cavalcante Manso Neto que alegou indisciplina militar. 


Mesmo na prisão, o coronel falou com a reportagem do G1 e afirmou ter ratificado em conversa informal todas as denúncias que havia feito sobre influência política no comando de um batalhão da PM. "Ratifiquei as denúncias e fiz duras críticas sobre o Plano Brasil Mais Seguro. Então o juiz resolveu determinar a prisão", contou. 

Segundo o Ivon Berto, a prisão trata-se de um recolhimento na sede da polícia. "Estou desde quinta-feira aqui na sala do comando da PM. Meu advogado tomará conta do caso agora", afirmou. 

O advogado de defesa do coronel, Welton Roberto, afirmou que ainda na manhã desta sexta-feira (8) estará impetrando um Habeas Corpus em favor do militar. "O Habeas Corpus é um dispositivo que servirá para pedir a regovação da ordem de prisão e também para anular o processo administrativo", disse. 

"Vamos nos defender, ressaltando que não houve nenhuma quebra de disciplina do coronel. E que uma denúncia de ingerência administrativa deveria ser objeto de investigação na PM e não de punição do denunciante", completou o advogado.

Entenda o caso - Na entrevista ao jornal, o militar criticou o programa Brasil Mais Seguro, processos de promoção e citou o episódio que atribui ter resultado na substituição do comandante do 5º Batalhão da PM, com sede no Benedito Bentes. 

Segundo a denúncia, a mudança teria sido feita por influência política, a pedido do vereador Silvânio Barbosa (PSB), que se indispôs com o então comandante e teria dito, em um show no bairro, que o trocaria. O vereador, o comandando da PM e a Defesa Social negaram motivação política no episódio. Mas o Conseg determinou à PM que retificasse a troca dos oficiais no 5º Batalhão. 

G1