Translate

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Denúncia da Alba respinga: tem desvio também na Sefaz e na Câmara, diz deputado


Dois meses após o site Bocão News divulgar, com exclusividade, a denúncia de desvio de função de policiais militares dentro da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o assunto veio à tona mais uma vez. Porém, as acusações agora respingam em outros órgãos públicos. Na manhã desta quinta-feira (7), em entrevista concedia à Rádio Sociedade, no Programa Balanço Geral com Armando Mariani, o deputado estadual Capitão Tadeu (PSB) afirmou que "tem desvio também na secretaria da Fazenda e na Câmara".


Ainda que sem apresentar documentos que atestem a denúncia, o parlamentar ressaltou que esta prática com relação aos policiais militares é comum em órgãos públicos. "É uma imoralidade. Quando eu brigo, alguns acham ruim. Marcelo Nilo acha ruim. Ele é meu amigo. Votei nele, mas ele está errado. Isso (referindo-se aos desvios) é um mal exemplo", constatou, aproveitando para rebater mais uma vez o novo 'inimigo'.
No dia 26 de setembro, o sub-tenente Evaldo Silva, munido de documentos - dos quais considera serem as provas que põe em xeque as atividades dos policiais na Casa Legislativa -  balançou as estruturas da política baiana. De acordo com Silva, há 63 policiais que constam na lista dos que trabalham na Alba. "Lá a escala é de 24h e 48h. Há o grupo de Guarda e são quatro. Cada dia um grupo trabalha. A Alba, a partir de 18h, é de responsablidade da Guarda. Fazemos a segurança do patrimônio porque este é nosso serviço normal e é o que temos que fazer. Atuamos no Tribunal de Justiça, Governadoria, SSP. Temos uma boa estrutura. Hoje temos dois homens em cada posto", explicou.

Em outro documento apresentado pelo denunciante é possível ver uma lista onde constam os nomes de alguns parlamentares que estariam utilizando policiais em outras funções. "42 policiais não prestam o serviço que deveriam prestar", garantiu, já exemplificando. Conforme o sub-tenente, "somente o presidente Marcelo Nilo possui nove seguranças. No caso dele não é nem desvio, é excesso". O PM ainda acrescenta que desvio maior é feito quando é "feriadão e meses de janeiro e fevereiro que três policiais saem da guarda e vão pernoitar na casa de praia do presidente", garante, mostrando a escala especial onde é dito o destino dos polciiais. (ver documento abaixo).

Porém, após o Bocão News estourar as denúncias, Capitão Tadeu foi afastado do grupo de trabalho da comissão. O deputado confessou ao jornal Tribuna da Bahia surpresa com a suposta reação do pedetista, contudo destacou que o distanciamento do GT não irá atrapalhar o seu trabalho. “Estamos unidos desde maio discutindo vírgula por vírgula a atuação da PM. Vou continuar participando dos debates, apenas não vou assinar as atas”, afirmou. Diante da represália, as associações reunidas ameaçaram sair do grupo até que o parlamentar seja reabsolvido ao posto. O socialista, pré-candidato a uma vaga para a Câmara Federal, e o vereador Prisco (PSDB), com postulação para a Assembleia, estariam unidos às bandeiras dessas entidades para evitar incorreções na atividade dos policiais. 

Já Marcelo Nilo, também em conversa com a Tribuna, negou que o afastamento de Capitão Tadeu tenha sido em revanche às denúncias, mas deixou claro o clima de desavença. “Não foi retaliação, mas pedi sua saída (fui eu quem o indiquei) porque perdi a confiança nele”, justificou. Questionado mais sobre o assunto, o pedetista disse que não havia outra saída, pois “Tadeu joga contra a Assembleia. Eu não posso permitir que ele seja o dono da Polícia na Assembleia”. Ele também acusou o socialista de se aproveitar das relações mais próximas com os policiais. “Estavam viajando com ele, indo para Brasília, deixando de trabalhar e sem comunicar. Tenho provas de policiais a serviço dele”, disse se referindo também ao subtenente Euvaldo Silva. Conforme Nilo, todas as denúncias foram “erradas”.

A secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), por meio da assessoria, informou aoBocão News que o secretário Maurício Teles Barbosa, que coordena a Comissão, "não têm gerência sobre isso (referindo-se ao afastamento do Capitão Tadeu do grupo)". Conforme a SSP, as organizações são que indicam e escolhem seus representantes.

O Ministério Público Estadual (MP-BA) e a Polícia Militar investigarão as denúncias de desvio de função, tráfico de influência, improbidade administrativa e crime militar dentro da Assembleia. 

As denúncias apresentadas ao site Bocão News foram protocoladas e entregues ao Ministério Público - Veja o documento na íntegra.

Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog