Translate

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Coronel comanda esquema de bico fardado em Porto Seguro, diz Aspra

Denúncias enviadas à Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra-BA), apontam que oficiais do município de Porto Seguro, localizado a 707 Km de Salvador, estariam utilizando aparato e pessoal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para oferecer proteção aos comerciantes e turistas da região.
 


Segundo a denúncia, com o fim da Operação Ronda no Bairro e Talismã, os municípios de Porto Seguro, Belmonte e Cabrália, perderam cerca de 40% do efetivo que trabalhava nas ruas. Das cinco viaturas que eram empregadas nestas operações, apenas uma tem rondado o Baianão, bairro com grande densidade demográfica e elevado índice de ocorrências policiais em Porto Seguro.


Ocorre que, conforme denúncia, ignorando o aumento da violência na periferia, um Comandante local da PM resolveu concentrar esforços nas áreas turísticas de Porto Seguro. Mesmo na baixa estação, duas viaturas foram deslocadas para a Passarela do Álcool e para a Orla Norte.

Segundo a Aspra, os PMs já chamam o serviço de “o bico do Coronel”. De acordo com a denúncia, o “bico” é fardado no horário do serviço e “de graça” para quem está cumprindo a escala. A viatura da Orla tem até cartão programa para que a viatura faça as visitações.


O abuso chega ao ponto de exigirem do PM que o responsável pelo hotel assine um documento atestando que a visita foi realizada. Na denúncia, consta o seguinte pedido indignado, feito por um cidadão comerciante a um policial: “Gostaria que o serviço se estendesse até aqui no Frei Calixto, para que eu pudesse cadastrar o meu endereço também nestas visitações, só não poderia pagar o que os outros podem estar pagando.”

A situação tem incomodado os praças. Segundo um policial da região, com a diminuição do policiamento, a área ficou mais perigosa não só para a população, mas pra quem tenta protegê-la também”, analisou.

Há ainda outras informações que, na região, “há outros dois oficiais que prometeram pagar aqueles que quisessem trabalhar fardados durante a folga e com a viatura nas Operações Saco-Cheio, iniciada no dia 29 passado. Comenta-se que o valor do bico é de RS 150,00 (cento e cinquenta reais) por serviço", denunciou um policial da região.

Procurada pela reportagem do Aratu Online, a assessoria da Polícia Militar informou que está ciente das denúncias, e que deve se manifestar oficialmente sobre o assunto nas próximas horas.
 

Aratu Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog