Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

BCS/Itinga alcança 79% de redução dos homicídios no 1º ano



Raquel Lins/Site PMBA

Dentro das ações do Programa Pacto Pela Vida (PPV), que visa reduzir os índices de violência contra a pessoa, a diminuição de 79,3% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), no primeiro ano de funcionamento da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Itinga, foi comemorada na manhã desta quarta-feira (4).

Estiveram presentes no ato festivo, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, o subsecretário da SSP, Ary Pereira, o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge, entre outras autoridades. 

Com 42 mil habitantes, o bairro viveu uma grande mudança com a chegada da BCS. O trabalho da tropa no local rendeu elogios, inclusive para o soldado Silas Barbosa, que recebeu cumprimentos das autoridades presentes, além da entrega de certificados do título de “amigos da BCS” aos integrantes do município e do bairro. 

A parceria com a comunidade e a prefeitura de Lauro de Freitas foi destacada pelo secretário. “Quero parabenizar e vamos juntos sempre aperfeiçoar o trabalho que vem sendo feito, pois juntos construímos essas vitórias”, enfatizou o secretário Maurício Barbosa. 

Jovens dos cursos oferecidos na BCS/Itinga fizeram demonstrações do que aprenderam nas práticas esportivas, como capoeira, judô e a luta tailandesa muay thai. Com muita adesão, a população do bairro contou com diversos tipos de orientações disponibilizadas na bancada de serviços, como o “Justiça Comunitária”, que realizou mediação de conflitos, atendimento social, orientações jurídicas e psicológica. 

O comandante da BCS/Itinga, tenente Carrilho, destacou que cotidianamente toda a tropa realiza algo que vai além da segurança pública. “Vamos dar continuidade ao trabalho com aulas para a comunidade, mas o nosso grande desafio é vencer o ‘crack’, que é o causador dos maiores males e homicídios. Para isso, a comunidade tem que quebrar a distância com a PM, e nos dar boas vindas”, explicou. 

Um bolo gigante foi confeccionado com ingredientes doados pela comunidade. Moradora do bairro há 13 anos, Ana Lúcia Santos, aluna do Curso de Doces e Salgados, ministrado nas instalações da BCS, fez o bolo e, junto com o comandante da BCS, tenente Carrilho, ofertaram o primeiro pedaço para a presidente do Conselho Comunitário em reconhecimento a parceria estabelecida.

“Aprendi realmente a ser ‘doceira’, aqui”, afirmou Ana Lúcia, que cursou por três meses as aulas na BCS. “A chegada da Base mudou muito a realidade do bairro. Hoje está ótimo, muito sossegado e podemos sair até na madrugada, estamos seguros, não me imagino morando em outro lugar”, declarou Ana Lúcia. 

Os pequenos moradores do bairro contaram com a distribuição de lanches e a animação de palhaços e brinquedos, como piscina de bolas e pula-pula, conhecendo de perto alguns equinos. Renato (9 anos), pode montar pela primeira vez em um pônei, acompanhado dos policiais militares do Esquadrão de Polícia Montada. O Esquadrão Águia levava os pequenos para dar voltas numa motocicleta especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog