Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Audiência na Assembleia Legislativa da Bahia debate criação de fundo para segurança pública

Aconteceu na manhã de ontem uma audiência pública promovida pelo deputado Capitão Tadeu (PSB) para debater o Fundo Nacional de Segurança Pública (PEC 24) que poderá dar suporte à PEC 300. A constituição de um fundo específico para a segurança pública tornou-se necessária porque os recursos destinados ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) sofreram um grande decréscimo nos últimos anos.

O evento contou com a presença do senador da República João Capiberibe (PSB/AP), autor desta proposta constitucional; do tenente-coronel Sérgio Baqueiro, que representou a Secretaria da Segurança Pública da Bahia; do deputado estadual Bira Corôa (PT); de Castilho e Fabrício Soares, vereadores nas cidades de Brumado e Lençóis, respectivamente; além de autoridades públicas e das principais associações da polícia como APPM, ASPRA, PMB, PPSP, entre outras.

A abertura da audiência foi realizada pelo senador Capiberibe, que fez uma apresentação em slides para os presentes, detalhando as informações sobre a PEC 24, que se encontra em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), tendo como relator o senador Aécio Neves (PSDB/MG).

MELHORIAS - O deputado Capitão Tadeu ressaltou a importância da Casa em realizar o evento. "Essa audiência pública é constituída com o objetivo de criar um fundo nacional para possibilitar que os estados e municípios tenham melhorias na segurança pública." Durante o debate, o tenente Ulisses criticou a falta de regulamentação dos jogos de azar, assunto que faz parte do dia a dia do policial. "Toda esquina tem uma banca de jogo do bicho. Por que não regulamentar e criar uma zona franca para este fim? Se não existe uma legalização, não permita também que este fundo faça parte do salário do policial", declarou.

Para o vereador Castilho, da cidade de Brumado, a questão da distribuição deste fundo tem que ser pautada na necessidade das cidades. "O problema da segurança pública é mais complexo. A questão humana e salarial é uma delas e precisa de apoio mais forte. Agora, como estaria definida a distribuição deste fundo? No meu município, faltam viaturas. Temos que nos preocupar com uma distribuição justa, de acordo com a necessidade local", declarou o parlamentar.

PROPOSTA -De acordo com a proposta, os critérios de distribuição a serem determinados em lei complementar que deverão ser levados em consideração são os seguintes: indicadores de violência em cada ente federado, investimento em capacitação e formação das polícias estaduais, remuneração dos servidores integrantes dos órgãos da segurança pública e índices de alunos matriculados na educação básica.

ASCOM/Deputado Capitão Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog