Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Aspirante rebate críticas à atuação da Polícia Militar em Ibicaraí

Agradeço em nome da 63ª CIPM pela referência elogiosa ao nobre trabalho da Polícia, referido no início do texto, mas acho um tanto paradoxal as palavras do blogueiro que seguem, especialmente no que diz respeito ao constrangimento das pessoas. Um bom jornalista deve pautar sua conduta na divulgação dos fatos, com imparcialidade, devendo pesquisar devidamente as informações para não incorrer no risco de divulgar informações erradas ou que não se baseiem nos valores que regem, ou devem reger, a conduta da sociedade. Vamos aos fatos:

A arma é o instrumento de trabalho do policial militar. A Constituição Federal, especialmente no artigo 144, dá ao policial o direito de usar a força necessária para conter a violência, preservar a ordem pública e defender os bens mais importantes das pessoas, que são a vida, a liberdade e o patrimônio, e para tanto a legislação brasileira dá ao policial a prerrogativa de usar arma de fogo.

Quando um policial aborda um indivíduo, ele não sabe quem é o indivíduo, não sabe se este porta arma de fogo ou qualquer outra arma ou instrumento que possa colocar em risco a vida do próprio policial ou dos cidadãos. Por conta disso quando há abordagem de qualquer tipo, o policial militar deve, antes de mais nada, manter a sua segurança e a segurança das outras pessoas, verificando inicialmente por meio da abordagem, da verificação, da busca pessoal e da identificação, se aquele indivíduo oferece risco ou é cidadão de bem. 

Tenho em mãos inúmeros vídeos em que policiais são mortos por bandidos justamente por agirem sem manter essa segurança na abordagem; nesses vídeos alguns indivíduos reagem, armados, à abordagem e provocam tragédias matando policiais e cidadãos de bem que estavam no entorno da abordagem. Quanto à intensidade das abordagens a motocicletas, motonetas e ciclomotores, indico ao nobre blogueiro que busque as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública para ter acesso aos índices de CVLI (Crimes Violentos Letais e Intencionais) e CVP (Crimes Violentos contra o Patrimônio) praticados utilizando veículos de duas rodas. Na cidade de Itabuna já chegou a ser registrado o índice de 20 motos roubadas em apenas 5 dias. 

A cada 10 mortes provocadas por arma de fogo, metade é provocada mediante utilização de motos, isso sem contar a quantidade de roubos utilizando as motos como instrumento. Eu pergunto ao nobre blogueiro: Quer que Ibicaraí apresente os mesmos índices da cidade de Itabuna? Quantas motos foram roubadas na cidade de Ibicaraí nos últimos 5 meses? Quantos crimes foram praticados na cidade de Ibicaraí utilizando motos? A polícia Militar deve atuar não apenas na repressão aos crimes, ou seja, depois que acontecem, mas, essencialmente, na prevenção aos crimes, isto é, tomando medidas para evitar que os crimes aconteçam. Se Ibicaraí começar a obter os mesmos índices de crimes de Itabuna, a polícia militar será a primeira a receber críticas. 

Estamos sendo criticados por evitar os crimes! As nossas operações são realizadas em toda a cidade. Se o nobre blogueiro tivesse a paciência de continuar acompanhando o nosso trabalho no dia 18, teria a oportunidade de perceber que ao sair do centro da cidade, fomos à entrada do bairro do Corina Batista para fazer a mesma operação. Semana passada fizemos a mesma operação no bairro novo e no mutirão. Fico preocupado também com os comentários do nobre blogueiro no que diz respeito ao uso de chinelos na condução de veículos. O artigo 252 IV da lei 9.503/97 proíbe a utilização de calçados que não se firmem nos pés na condução de veículos automotores. 

O legislador se preocupou apenas com a segurança das pessoas, já que muitos acidentes são provocados porque o condutor engancha o "chinelo" nos pedais; eu mesmo presenciei um incidente de trânsito, quando um condutor invadiu a calçada na Avenida São Vicente de Paula e quase atropelou uma senhora e seu netinho de 9 anos. Ao abordar o condutor, este mesmo admitiu que seu "chinelo" enganchou no pedal. Fazer cumprir a lei para manter a segurança das pessoas é errado, nobre blogueiro? Eu desafio qualquer que seja a me ver usando "chinelos" na condução do meu veículo particular, ou sequer me ver sem utilizar o cinto de segurança. Procuro dar o exemplo! Algumas pessoas na cidade me chamam de Tenente "chinelo" pela minha rigorosidade no cumprimento da lei. 

Eu gosto disso! Só me incentiva a buscar trabalhar com ainda mais vontade no cumprimento das leis. E para aqueles que acham que sou rigoroso apenas no trânsito eu disponibilizo um relatório de minhas atuações na cidade de Ibicaraí desde que cheguei. Quem tiver acesso verá que prendi vários traficantes, assaltantes, apreendi drogas e armas, além de muitas outras ocorrências. Com apenas 4 meses de trabalho na cidade já recebi elogio em minha ficha de assentamentos funcionais 3 vezes. Outro aspecto que me causa estranheza é o fato de me criticarem pela apreensão dos veículos neste sábado dia 18.

Todos os condutores que tiveram seus veículos apreendidos ou não possuíam ACC (Autorização para condução de ciclomotores), ou não tinham CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou tinham CNH vencida, ou possuíam o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos) em atraso. A lei 9.503/97 diz em seus artigos 162 I, V e 230 V que tais condutas pressupõem a apreensão dos veículos ou o recolhimento da CNH. Os condutores de ciclomotores devem possuir ou a ACC ou a CNH, vide resolução 050/98 do CONTRAN.

Ademais, minha conduta como agente público deve ser pautada nos princípios basilares da administração pública, quais sejam o Princípio da legalidade, Princípio da Impessoalidade e Princípio da Moralidade. Estes princípios determinam que eu aja dentro da lei e não me permitem agir de uma forma com um cidadão, e de forma distinta com outro cidadão. O nobre blogueiro citou nomes de pessoas importantes da cidade. Parabéns! Senti falta dos nomes dos outros cidadãos condutores que não são donos de estabelecimentos e não tiveram seus nomes citados e defendidos da mesma forma. As pessoas criticam tanto os políticos corruptos, mas quando tem oportunidade procuram dar o velho jeitinho. Não aceito essa conduta. Outra coisa interessante: Guinchos servem para transportar veículos. Quando meu carro quebrou, utilizei um guincho. Ter seu veículo guinchado em nada fere a honra ou a moral de alguém.

Minha atuação seguiu estritamente o ordenamento jurídico brasileiro em seus princípios e valores. Cumpri a lei e é o que continuarei fazendo. Pessoas sem ACC ou CNH conduzindo veículos de qualquer natureza, oferecem risco às vidas de outros condutores e pedestres, pois não são aptos, condicionados e preparados para conduzir veículos. Enquanto Oficial da Polícia Militar da Bahia eu for, permanecerei, de forma incessante, lutando para manter a segurança de todos e garantindo às pessoas o direito a um trânsito seguro. Mais uma vez o meu muito obrigado e que o onipotente Arquiteto do Universo abençoe a todos nós.

 ASP. PM Carlisson – 63ª CIPM

34 comentários:

  1. Na qualidade de presidente da Associação dos Oficiais da PMBA - Força Invicta, fiquei muito orgulhoso pelo profissionalismo e competência demonstrados. Que sirva de exemplo para os demais companheiros da nossa PM. Edmilson Tavares - Tenente Coronel

    ResponderExcluir
  2. Ou quão bom seria se TODOS os cidadãos de BEM deste País, agissem e se comportassem da forma como este Asp. PM descreve neste artigo.
    Que bom seria se todos os Policiais, agissem da mesma forme e tivessem sempre a mesma conduta, melhor ainda se nossos governantes lhes possibilitassem melhores soldos e estímulos a tais praticas, evitando por exemplo que tenha necessidade de atividades extras, para suprirem suas necessidades na busca de melhoria da qualidade de vida inclusive de seus dependentes.
    Parabéns Policial Carlisson, que DEUS continue a ilumina-lo e possibilitar-lhe condições de se manter como descreve acima.

    ResponderExcluir
  3. Perfeitas, as observâncias do Nobre Colega. Certamente servirá para trazer à lume verdades acerca de nossa complexa e desumana profissão a de Policial Militar.
    Caxias??? Sim! no âmbito mais belo da palavra! A lei tem que ser cumprida, quando erramos nos jogam pedras, quando acertamos querem nos jogar aos leões. Cabeça erguida Sr. Aspirante, este AL OF PM, com certeza o tem em maior conta ainda, depois de tal declaração. São ações como essa, que ainda me fazem ter fé, mesmo que como Aluno a Oficial, na profissão. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. É isso aí ASP PM Carlisson "Havaiana" Brito!
    Muito claro e conciso, excelente posicionamento!

    Toda guerra é válida rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo profissionalismo. Nossa PMBA precisa de pessoas responsáveis, sérias e fortes. Não desanime jamais!!!Sd Karla (Vitória da Conquista).

      Excluir
  5. Parabéns Asp PM Carlisson,eu abraçei a causa há 4 anos,me inspirei muito nas palavras de Cap Nascimento(tropa de elite);segundo ele:ou vc se omite;ou se corrompe ou vai pra guerra,eu assim tão quanto o senhor escolhi ir pra guerra,meus sinceros parabéns,suas atitudes servem de inspiração para que eu continue na profissão mesmo sendo execrado pela sociedade.Mas uma vez faço analogia ao filme,com o perdão da frase,mas polícia honesto se "fode" de uma forma ou de outra,prefiro ser visto como um caxias do que como um omisso ou um corrompido pelo sistema. Saudações Sd PM Fabson Rocha 19ª cipm/paripe salvador.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela postura e posicionamento... Porém quero fazer uma ressalva quanto às prisões efetuadas: O Sr. Asp não efetuou as prisões sozinho... ou quem sabe pode até não ter nem efetuado... saindo em destaque por ser Aspirante (já que contabiliza pontuação para breves e futuras promoções)... Caso tenha participado, peço-lhe desculpas, mas mesmo assim o Sr. efetuou as prisões em conjunto com o efetivo da Cia... Na verdade as prisões são quase sempre investigadas, planejadas e efetuadas pelos soldados e alguns poucos Cabos e Sargentos... No entanto não temos pontuação para promoções, que não são breves e muitas vezes nem futuras... Mas mesmos assim, e geralmente sem reconhecimento, continuamos a desempenhar nosso serviço com dedicação e em prol da segurança da sociedade.

    Parabéns!
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Aspira... é desse tipo de profissionais que precisamos na corporação, continue no cumprimento de seu mister e enquanto as criticas desse nível estiverem surgindo, significa q o trabalho esta surtindo efeito. Toda mudança é incomoda, mas se ajusta!
    Mantenha-se sereno e legalmente embasado que nada lhe atingirá.
    Boa sorte nessa jornada;

    Ten Pm Mesquita
    CIPE-Cacaueira

    ResponderExcluir
  8. A sociedade é muito boa em cobrar da Polícia ética moralidade, legalidade, profissionalismo e quando o policial age pautado nesses princípios ela é a primeira a achar um absurdo a ação do policial.
    Parabéns Asp Carlisson, Boa sorte e continue seu trabalho de cabeça erguida.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Aspirante, guerreiro como você nos faz sentir orgulhosos de nossa querida PM, e que Deus o proteja das linguas dos injustos.

    Heitor Ferreira - Salvaor Bahia

    ResponderExcluir
  10. Saudações Fraternais!

    Já parabenizei pessoalmente o Asp PM Carlisson, na condição de seu Cmt imediato, pela lealdade e conduta ilibada, sempre cumprindo rigorosamente o que preconiza a lei, dando os melhores exemplos a toda a tropa da 63ª CIPM, motivo pelo qual é muito querido e respeitado pelos subordinados. Vale salientar que recentemente foi desarticulada uma quadrilha de tráfico de drogas na cidade de Ibicaraí, sendo preso em flagrante alguns traficantes e recapturados alguns foragidos da justiça, resultado do esforço do Asp Carlisson, que recebeu denúncias anônimas e coordenou pessoalmente as diligências no terreno, orientando e incentivando a tropa para o êxito final. Como prática rotineira da minha "filosofia de comando", todos os PM que participaram das operações foram honrosamente elogiados na Parada da nossa Cia, receberam certificados de elogio assinados por este Cmt, sendo publicado em BIO e registrado na ficha funcional de cada Guerreiro que combateu o Bom Combate. Portanto, o anônimo que fez uma ressalva acerca das prisões efetuadas, colocando em dúvida a atuação do Asp Carlisson, está totalmente equivocado.
    Agradeço e rogo ao Mestre Jesus as bençãos derramadas sobre nossos BRAVOS POLICIAIS MILITARES!

    Forte abraço!

    Maj PM Waldilson Cerqueira
    Cmt da 63ª CIPM

    ResponderExcluir
  11. Saudações Fraternais!

    Já parabenizei pessoalmente o Asp PM Carlisson, na condição de seu Cmt imediato, pela lealdade e conduta ilibada, sempre cumprindo rigorosamente o que preconiza a lei, dando os melhores exemplos a toda a tropa da 63ª CIPM, motivo pelo qual é muito querido e respeitado pelos subordinados. Vale salientar que recentemente foi desarticulada uma quadrilha de tráfico de drogas na cidade de Ibicaraí, sendo preso em flagrante alguns traficantes e recapturados alguns foragidos da justiça, resultado do esforço do Asp Carlisson, que recebeu denúncias anônimas e coordenou pessoalmente as diligências no terreno, orientando e incentivando a tropa para o êxito final. Como prática rotineira da minha "filosofia de comando", todos os PM que participaram das operações foram honrosamente elogiados na Parada da nossa Cia, receberam certificados de elogio assinados por este Cmt, sendo publicado em BIO e registrado na ficha funcional de cada Guerreiro que combateu o Bom Combate. Portanto, o anônimo que fez uma ressalva acerca das prisões efetuadas, colocando em dúvida a atuação do Asp Carlisson, está totalmente equivocado.
    Agradeço e rogo ao Mestre Jesus as bençãos derramadas sobre nossos BRAVOS POLICIAIS MILITARES!

    Forte abraço!

    Maj PM Waldilson Cerqueira
    Cmt da 63ª CIPM

    ResponderExcluir
  12. TÊM QUE DAR UM FLAGRANTE É NO PILANTRA DO VEREADOR OSANÁ DO CAJUEIRO QUE TEVE A PETULÂNCIA DE CHAMAR OS POLICIAIS DE IBICARAÍ DE "MARGINAIS FARDADOS".

    FACA NA CAVEIRA, E PAU NA VAGABUNDAGEM!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. É isso ai a PMBA sempre moralizando todos os lugares onde ela passa! essa é a postura profissionalismo sempre e os incomodados que se enquadrem por que nosso trabalho continua.

    SdPM Lopes BCS Nova Cidade 77ªCIPM Vitória da Conquista

    ResponderExcluir
  14. PARABÉNS IRMÃO, É ISSO MESMO, O TRABALHO TEM QUE SER FEITO E ESTAMOS JUNTOS NESSA CAMINHADA, TENHO ORGULHO DE VOÇÊ E JA SABIA QUE SERIA ASSIM, JUSTO E SÉRIO NO SERVIÇO POLICIAL MILITAR, DEIXA O NOBRE BLOGUEIRO CONTINUAR NO ENGANO, POIS JA DIZIA SALOMÃO NA BÍBLIA:
    - O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.

    Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.

    Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
    ABRAÇO A TODOS OS POLICIAIS DE IBICARAI.
    GABRIEL LESSA - ASP PM
    Provérbios 26:3-5

    ResponderExcluir
  15. Bem, achei bastante plausível o discurso e como tal e democrático que sou que exponho a minha opinião. Que pese os nobre colegas detentores do conhecimento da ciência chamada segurança pública, reforço que tudo que leva alguém a crer que algo é quando de fato não é ou deveria ser, que o processo de comunicação da Instituição não funciona ou feito de forma não convencional. E sabemos muito bem disso. Não tive acesso a tal matéria em questão, mas como Policial que sou, não posso deixar de comentar que a briosa vem pecando em muitas coisas. A CF preconiza, dentre outras coisas, o direito de resposta e como Estado Democrático que é, a livre manifestação de vontade e de opinião. Lógico com os limites estabelecido na própria lei. O certo é que muitas postagens e comentários sobre a Ação Policial não condiz com a realidade, outras com meias verdades, mais além sem fundamentação, e mais de cunho caluniosa e tal. Mas, é uma opinião e como tal devemos respeita-la. Não sou advogado. Sim, sou justo e, vivemos um tempo onde o correto é o errado, onde o pecador passa a ser o certo, onde as vaidades falam mais e é ai que surge a matriz do problema na PMBA. Verdadeiramente, minha opinião, precisamos respeitar nosso publico interno, valorizar nosso pessoal, organizar nossa casa, e acima de tudo fazer com que nosso público externo nos veja de uma forma diferente. Não como uma Policia qualquer, mas como uma Policia que age além da técnica e da tática com brilhantismo e entusiasmo no atendimento á sociedade e isto de forma digna, legal, justa e moral. Não com palavras, mas com ações que transcenda á teoria á pratica. E para o pleno atendimento deste ideal Policial, precisamos organizar á casa eliminando os atuais e antigos gargalos. Precisamos detalhar nossa missão, visão, objetivos e valores. Concluo perguntando pq a sociedade não discute a ação da Policia Federal ou Rodoviária Federal? Pq a PM de Minas é HJ uma das referências no Brasil? Em suma, erros existem e sempre vão existir. Contudo, precisamos aprender á aprender. Sds, SGT PM j. Carlos

    ResponderExcluir
  16. Muito bom meu amigo! orgulho de ter sido doutrinado por vc no inicio da minha juventude, conselheiro! Desde os embaixadores do rei é notável sua conduta correta e integra. Espero ter a oportunidade de trabalhar contigo e ser também chamado com o apelido de "chinelo". abraços do seu amigo Sd PM Maicon, 40 cipm, bcs santa cruz .

    ResponderExcluir
  17. Se a segurança publica fossem pautada no trabalho relatado do nobre POLICIAL certeza diminuiria e muito vou postar esta matéria em meu blog http://blogdopitombo.blogspot.com.br/
    Renival França

    ResponderExcluir
  18. Demorou alguém mostrar a essa imprensa maldosa o que é manter a ordem publica no estado de direito e a respeitar as leis que que tem por finalidade garantir a nossa democracia! como PM chega de ser atacado e não responder! a imprensa tem que mostrar o fato certamente, mas deve ser prudente! e não distorcer os fatos! parabéns ASP PM! QUE DEUS TI ABENÇOE!!

    ResponderExcluir
  19. Parabens tenente..necessitamos de mais policiais com esse perfil! boa sorte. abracs

    ResponderExcluir
  20. Parabéns ao Asp Pm Carlisson, me orgulha tanto ver o posicionamento de V.Sª diante de fatos cotidianos que temos em nosso serviço, principalmente o trânsito em sua maioria os motociclos que são veículos usados nas maiorias dos crimes em nosso estado, talvez no país. Somos sim vítimas do sistema e de pessoas inescrupulosas e sem conhecimento de causa e usam de seu veículos de comunicação para denegrir a imagem do Policial e da Instituição, sei com é isso, pois já sofri isso diversas vezes, porém caro companheiro isso me leva a cada vez mais a me preparar, com curso e estudando as leis que regem o nosso país. Hoje estou mudando de cidade de serviço, pois agir com imparcialidade e impessoalidade, porém fere o egos de alguns gestores e seus secretários que buscam jeitinhos, além de outros, fico alegre em ver tal repercussão pois mostra que realmente a policia está agindo, e ainda me alegra o entusiasmo e dedicação de V.Sª as quais estamos perdendo hoje, enfim PARABÉNS por sua atuação.

    SD PM JULIANO/8ª CIPM

    ResponderExcluir
  21. Sou Soldado em itabuna, e concordo com tudo que o Aps PM escreveu, e deste momento passo a admira-lo, pois demostrar o brilhante profissional que é. Parabéns nobre colega.

    ResponderExcluir
  22. O problema todo é que eu não quero ser tratado como bandido, pago meus impostos cumpro minhas obrigações, como um cidadão brasileiro que sou. E meus direitos? Sou obrigado a ser abordado com rispidez e falta de educação? E quando acontecer isso, tenho que procurar a corregedoria, que é composta por policiais? Estamos cansados de ser taxados como bandidos. More em comunidade carente e cite a constituição para um policial e você verá o que acontece. E muito fácil usar a constituição para falar dos direitos e deveres de uma instituição. E o direito da população? Vou dar um exemplo, toda vez que se questiona seus direitos a um policial o cidadão é preso por desacato. Temos que mudar muito esse país, no que diz pleno estado de direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corretíssimo nada, sempre morei em periferia e nunca passei por isso, pois sempre andei certo, a população tem a polícia que merece. quando for abordado faça o previsto e não reclama, é pra sua segurança e de sua família.

      Excluir
    2. Camarada! Já operei com a polícia no RJ e sei que não
      é bem assim.

      Excluir
  23. PArabéns !! pena que algumas pessoas da sociedade não entendem o trabalho da policia militar!!Icaro de tarso Sd PM 17º bpm

    ResponderExcluir
  24. Virei fã deste aspira!
    Brocou!
    Homem de coragem em enfrentar os "poderosos" donos da verdade...
    SELVA GUERREIRO!!!
    Quando quiser vir pra 69 CIPM seja muito bem vindo CARA ALTÍSSIMA!
    Sei Não Iu

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Comando!

    Nós de SALVADOR estamos com todos os colegas desse humilde município.

    Saudações milicianas

    ResponderExcluir
  26. Valeu Asp, mantenha sua conduta e seu norte no trabalho que com certeza, essas pedras que estão lhe atirando servirão para construir um castelo para seu conforto, ou uma prisão para os contrários a legalidade e a ordem.
    Mantenha-se firme e forte na sua conduta, estamos com o senhor, pode contar com a tropa da 63ª CIPM.


    MORIVALDO - SD PM

    ResponderExcluir
  27. Essa eh a turma Tigre dando show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cia TIGRE mostra as suas garras na defesa da Briosa PMBA.
      Parabéns!

      Maj PM Waldilson
      Cmt da 63ª CIPM

      Excluir
  28. Parabéns Tenente, vendo posturas como a sua, que me orgulho de fazer pate dessa Família Miliciana.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog