Translate

sábado, 27 de abril de 2013

Ação Social da Base Comunitária de Segurança conquista crianças e adolescentes em Rio Sena


A Polícia Militar por meio da Base Comunitária de Segurança – BCS / Rio Sena promoveu neste sábado (27), no espaço Gênesis, mais uma etapa do projeto ”Karatê do Saber”, com a realização de exames para mudança de faixa branca para amarela. A ação social objetiva ensinar crianças e adolescentes os valores éticos da disciplina, respeito, associado à prática esportiva, através da arte marcial do karatê. 


Durante o exame, os alunos executaram vários golpes da arte milenar que eram orientados pelos soldados e idealizadores do projeto Roberto Costa, Faixa preta, e José Modesto, Faixa roxa. “Aqui serão observados a postura e a técnica utilizada na sequência de cada movimento de defesa e ataque, estes são os princípios básicos do 1º Katá para que o aluno consiga conquistar a faixa amarela”, explicou o soldado R. Costa.  

Para avaliar a turma, estiveram presentes membros da Associação Bahiana de Karatê, que na oportunidade fizeram uma demonstração do Kata Jion, performance realizada por mestres da faixa preta. Como forma de reconhecimento aos atletas, a associação entregou troféus aos cincos primeiros colocados de acordo com a média de pontos obtidas pela exatidão dos golpes executados.

Apesar do número de meninos serem maior entre os competidores, a garota Riquele Santos, 12 anos, foi a primeira colocada na categoria. “Estou muito feliz por esta conquista, adoro e sempre quis aprender este esporte. Agora é seguir em frente em busca de novas competições”, agradeceu. Ao todo, 29 alunos foram contemplados com a Faixa amarela, destes 15 irão participar nos próximos dias 03, 04 e 05 de maio do Campeonato Baiano de Karatê, em Vitória da Conquista- Ba.

O projeto que teve início em dezembro de 2012, atualmente assiste a mais de 110 jovens, entre 7 e 17 anos, moradores dos bairros de Rio Sena, Terezinha e adjacências. Divididos em quatro turmas semanais, as aulas ocorrem nas manhãs e tardes das terças e quintas-feiras. A avó Lucinete Batista, dos gêmeos Everton e Everson Santos, 10 anos, que perderam a mãe durante o parto,  agradeceu ao profissionalismo e os ensinamentos de conduta dos policiais que integram este projeto. “Espero que eles absorvam tudo isso e se tornem cidadãos de bem no futuro”, disse.

Ao final do evento, o comandante da Base Rio Sena, tenente Vicente Augusto, parabenizou os policiais militares e agradeceu a participação de pais, mães e responsáveis que acreditam na eficácia do projeto. “É também através do esporte que podemos mudar a realidade e construir um futuro melhor para estes meninos e meninas que estão aqui”, ressaltou.

O ”Karatê do Saber” conta com a parceria da Superintendência dos Desportos da Bahia - Sudesb, ONGs não governamentais e comunidade local, que além das aulas promove também passeios culturais a teatros e cinemas da cidade.

Sd Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog