Translate

sexta-feira, 15 de março de 2013

CIPPA Lençóis apreende cinco caçambas de areia no município de Piatã

Policiais militares da Companhia Independente de Policia de Proteção Ambiental (CIPPA) Lençóis apreenderam, na quarta-feira (13), cinco caminhões caçambas carregados de areia, extraídas sem autorização ambiental, e uma retro escavadeira de pequeno porte no município de Piatã.

Após denúncias anônimas, os policiais militares deslocaram-se até o local indicado e confirmaram o crime ambiental, onde foram encontrados seis infratores: Antonio Carlos Novais Rocha, Alan Kardek Gomes Xavier, Douglas Matos Xavier, Dagmar Azevedo de Oliveira, Valdir Santos Almeida, e Genivaldo de Oliveira, que juntamente com o material apreendido foram apresentados na delegacia da cidade.

A Lei de Crimes Ambientais trata da atividade de extração irregular de minerais (pedra, cal, areia, cascalho, argila, saibro, dentre outros) e dispõe que é crime a extração de minérios em florestas de domínio público ou de preservação permanente. Os artigos 44 e 55 ressaltam que as atividades de extração mineral só podem ser realizadas com as respectivas licenças ambientais.

O objetivo é defender os ambientes vegetais, pois a ausência ou retirada predatória de minerais causa danos irreversíveis (erosão, assoreamento de rios, empobrecimento do solo, dentre outros).

 Site PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog