Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

Cidadão deve agir como MacGyver em caso de sequestro relâmpago? Não necessariamente



 Ao ver os exageros da imprensa que ressucitou MacGyver para criticar as dicas,  quanto ao conteúdo das dicas de segurança da PMBA, resolvir comentar a materia replicada no Bahia Notícias (texto abaixo em negrito).

A Polícia Militar da Bahia recomenda em seu site que o cidadão exercite como sair do porta-malas de um carro, para utilizar os conhecimentos no caso de um possível sequestro relâmpago. “Treine como sair de um porta-malas, caso seja aprisionado. Em caso de trava mecânica, treine com um grampo, arame ou canivete o levantamento da trava”.


Jaguaraci - Realmente, exercitar fica difícil, inclusive dicas que exigem habilidades não comuns ao cidadão, no entanto, cada caso é um caso e para alguns seguimentos talvez seja interessante conhecer essas técnicas. Pois na situação concreta, a vítima terá que mensurar se vale a pena correr o risco de chamar a atenção do criminoso, afinal há situações em que o individuo entende ser o risco à vida iminente e em outras a vítima pode aguardar um melhor desfecho.

“Em caso de trava elétrica, identifique o caminho da fiação para poder cortá-la”, aconselha a PM, em um dos itens das dicas de segurança. Falta apenas trazer para um seminário o ator Richard Dean Anderson, intérprete da série Profissão Perigo, que esteve em Salvador ano passado (ver aqui e aqui). 

Jaguaraci  - Evidente que a dica acima é impraticável para 99,99... por cento da população e arriscado, pois existem inúmeros fios passando pelo porta malas e saber qual o certo só para um profissional ou alguém com treinamento específico, não necessariamente um MacGyver. Não vale o risco cortá-los aleatoriamente, danificando outros equipamentos do veículo, e provocar atos violentos por parte do criminoso.

Além de ser um aprendiz de MacGyver, o cidadão deve, ainda segundo a PM, adotar uma postura preventiva. Após a recomendação feita pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de levar dinheiro para satisfazer o ladrão, a nova sugestão é manter um celular no porta-malas do veículo. “Pessoas ainda mais cuidadosas chegam a deixar um aparelho de telefonia celular permanentemente no porta-malas para eventualidade dessa natureza”, diz o texto. 

Jaguaraci  - Falta bom senso, do redator ao comparar deixar dinheiro para o ladrão, com ter um celular estrategicamente deixado no porta malas. Visto que é muito útil, pois - para quem corre risco constante: empresários, comerciantes, entre outros – um aparelho qualquer com adaptação de carregador e possibilidade de fazer ligações – não precisa de linha ativa para ligar números de emergência, e pode salvar sua vida!

Outro procedimento indicado no site da polícia para este tipo de situação é chutar os faróis traseiros até retirá-los do local, esticar o braço pelos buracos e “gesticular feito doido”. “O motorista não verá você, mas todo mundo verá. Isto já salvou muitas vidas”, garante a corporação.

Jaguaraci  - O termo doido não é o mais adequado, contudo, é valido observar previamente em seu automóvel a viabilidade de, em situação extrema, arrancar a lanterna para avisar que está em perigo e muito viável, pode ser útil. Imagine alguém foi abandonado em tal circunstância, pode além de fazer barulho e gesticular gritar por socorro pelo caminho aberto e o som não ficará abafado. Quantas vidas salvou ou salvará não sei, todavia, de certo pode salvar.

Não poder ser negligenciada a necessidade de observar cada caso específico, pois a orientação geral e nunca reagir.

Jaguaraci Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog