Translate

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Simulação: Acidente com trio vitima oito no circuito do carnaval

Acidente com um trio na Ondina, neste domingo de Carnaval (10), deixa oito pessoas feridas: escoriações, fraturas, amputações, traumas diversos. Felizmente, estão todas bem, afinal tratava-se de uma simulação integrada da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde, para condicionar profissionais de saúde, policiais e bombeiros militares, em situações críticas de resgate.

Os trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveram mais de 50 profissionais de vários órgãos, sem contar as barreiras de isolamento da área, tiveram a participação de 22 bombeiros militares. Eles, divididos em equipes de socorrismo, busca e salvamento, averiguaram o nível de gravidade e estabilizaram as vítimas, que foram conduzidas ao posto de triagem.

À frente das atividades Bombeiros Militares, o Tenente Coronel Júlio Nascimento, falou sobre a importância do treinamento. “Essa é uma simulação de desastre e nós bombeiros e policiais militares precisamos estar preparados para fazer frente a este tipo de cenário em eventos de massa. Com base nos resultados, podemos identificar os erros e aperfeiçoar o atendimento em situações críticas”, conclui o Tenente Coronel.

Englobando toda rede SUS na capital baiana, a simulação que nasceu da iniciativa da Câmara Temática da Saúde para a Copa 2014, foi acompanha pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e pelo Secretário de Saúde, José Antônio Rodrigues Alves. Estes avaliaram a estrutura do serviço e a capacidade técnica das equipes.

“Alguns aprendizados na simulação evitam que passemos por situações reais, por tragédias, isso é fruto da forte integração saúde, bombeiros e polícia, desde o atendimento inicial até o remanejamento aéreo. Está de parabéns a nossa parceria e que possamos salvar mais vidas”, declarou o Padilha.

Em comunhão com as palavras do ministro, o Secretário Municipal de Saúde disse: “Precisamos fazer mais exercícios como este até a copa das Confederações e do Mundo, então poderemos atender melhor a população”, concluiu. Ao tempo em que o Grupamento Aéreo - GRAER/PMBA alçou voo conduzindo uma suposta vítima ao hospital e assim fechou o ciclo de atendimento.




Jaguaraci Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog