Translate

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Comandante geral da PM confirma ‘instalação’ de Colégio Militar em Camaçari

Presente, como previsto, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (26), segunda do ano, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, que agora retribui a visita que lhe fez na semana passada o presidente da Casa, vereador Téo Ribeiro (PT), em Salvador, confirmou a instalação de uma unidade do Colégio Militar na cidade, conforme deu, em primeira-mão, o Camaçari Fatos e Fotos (CFF). Ele também falou sobre a base comunitária, prestes a ser inaugurada em Camaçari.
Base Comunitária
De acordo com o comandante, toda a estrutura logística da Base, bem como a preparação do efetivo que atuará nela, já está concluída. “Só falta, agora, a parte de alojamento”. Segundo o comandante, o equipamento de segurança, que funcionará na região dos Phoc’s, é referência até no país, e visa a 'recuperar a cidadania e trazer ações sociais' na comunidade onde estará inserido.

“A base comunitária vem com uma estrutura forte”, afirmou, reforçando que será 'a melhor do estado': “Em nível de Bahia, não haverá uma como esta”, garantiu.

Colégio
Além deste equipamento, Alfredo Castro disse que o pontapé inicial para a implantação do Colégio da Polícia Militar em Camaçari (CPM) já foi dado e que este ano servirá de preparo e de desenvolvimento do projeto, que deverá ser concretizado a partir de 2014.

Dizendo que o CPM “é um colégio que solidifica as ações de cidadania”,  o comandante citou alguns dos requisitos e características desta instituição de ensino tão concorrida e famosa tanto pelo modelo de disciplina, quanto pelos resultados. O CPM, conforme explicou, matricula por sorteio, sendo que 70% das vagas são destinadas a filhos de policiais militares e 30% reservam-se a civis.

O comandante geral da PM afirmou ainda que muitos pais, ao matricularem seus filhos, confundem ou desconhecem o papel do colégio: “Ele não é um reformatório”, lembrou. Em caso de indisciplina ou repetição de série por dois anos, por exemplo, o aluno perde o benefício.

A iniciativa de instalar o Colégio Militar em Camaçari, conforme disse o presidente Teo Ribeiro, partiu da Câmara de vereadores, com indicação do vereador Marcelino (PT). Teo Ribeiro ainda disse que existe uma ‘demanda’ na cidade, que torna a concretização deste projeto, ainda mais importante. E que sobre essa demanda há inclusive um entendimento entre o Poder Legislativo e o Comando da Polícia.

Comissões – Na sessão foram definidas, ainda, a presidência e a relatoria das Comissões Permanentes da Casa (conforme tabela no final do texto).
Reunião com o prefeito
Após a sessão na Câmara, Castro, e o presidente Teo - este que mostra prestígio e relação democrática com seus pares de ideais políticos diferentes, seguiram com vereadores governistas, e oposicionistas, em comitiva, todos à pé, até à prefeitura, onde se reuniram com o prefeito Ademar Delgado (PT).

O objetivo da conversa, como o comandante - que estava acompanhado de oficiais do 12º BPM - havia citado na sessão, era ‘alinhar’ a instalação da base comunitária em Camaçari, além de acordar a instalação oficial da unidade do CPM, chegando a sugerir para abrigar este último, as instalações do CAIC, no Phoc III, que hoje abriga o programa Educação Inclusiva - que promove a formação continuada de gestores e educadores das redes estaduais e municipais de ensino 

Mesmo após dizer que estava ‘surpreso e feliz' com a proposta e se mostrando otimista com o projeto e com a visita do grupo, Ademar afirmou que vai analisar, junto ao governador Wagner, toda a situação e então se manifestar sobre a contra-partida da prefeitura, a quem caberia ceder as instalações da o CPM.

Fatos e fotos/Ascom 12ºBPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog