Translate

sábado, 19 de janeiro de 2013

BCS Coutos comemora um ano com 1º Exame de Faixa “Dangai” no Projeto Karatê do Saber

Ao completar seu 1º ano de intalação no bairro de Fazenda Coutos, a Base Comunitária de Segurança (BCS) promoveu na manhã de sexta-feira (18) o 1º Exame de Faixa "Dangai" do Projeto Karatê do Saber, no ginásio de esporte da Escola Municipal de Fazenda Coutos. Dos 160 jovens, com idade entre 6 e 17 anos, cerca de 30 conseguiram estar aptos para realizarem o exame.


O hino brasileiro foi entoado e em seguida, ao falar sobre a satisfação de comemorar o aniversário de um ano da Base - inaugurada em janeiro de 2012, junto com o ato de mudança de faixa, o comandante da BCS/Coutos, tenente Alã Carlos, agradeceu a iniciativa dos soldados Alisson (faixa roxa) e Renan do Santos (faixa preta) com o projeto. “Tenho que destacar aqui, que, neste último ano, com a chegada da BCS, saímos de 29 para sete homicídios no bairro, uma redução de 75%. Isso é o Pacto Pela Vida e a união com a comunidade, e que tenhamos feliz ano novo”, comemorou.

Com acompanhamento da Federação de Karatê Interestilos da Bahia, através do presidente Ivo Rangel, as famílias foram parabenizadas pelo apoio dado aos alunos. “A presença dos pais neste evento é um estímulo enorme para as crianças”, observou, alertando também que “pobreza não é fator de inibição ao progresso”. Sobre a doutrina do Karatê, Ivo afirmou que o pensamento tem que ser: "Eu quero, eu posso, eu consigo! Vocês vão botar na cintura uma faixa nova, tem que honrá-la, tirando boas notas, sendo obedientes com seus pais, e não cometendo condutas erradas”, finalizou o dirigente esportivo.

Rosidalva Cerqueira, 29 anos, tia da aluna Rafaela de 10 anos, matriculada na 4ª série em uma escola particular do bairro, explicou que os pais da menina não puderam ir por causa do trabalho. “É bom vê-la empolgada, admiro a garra que ela tem para vir aos treinos todas as tardes e desejo que ela prossiga, que tenha muito sucesso no esporte, e até brinco – lute, quero que você me defenda, eu costumo brincar assim”, disse com entusiasmo.

A bi-campeã mundial (Brasil/SP 2010 e Sérvia 2012), Emilie Laranjeira, atleta faixa preta, prestigiou o evento e declarou que a ação é importante no bairro do subúrbio, “para ajudar a tirar as crianças, jovens e adultos das drogas”.

Representando todas as escolas do bairro, a professora Kátia Cilene, diretora da Escola Municipal Antônio Pinto Pithon, declarou: “é um privilégio abraçar uma ação como o Projeto Karatê do Saber, uma ação importante, edificante e que muito nos honra”.

Lançado em julho de 2012 o Karatê do Saber tem como objetivo potencializar o caráter justo, ético, disciplina, o respeito ao próximo e o companheirismo, solidificando o elo entre a Polícia Militar da Bahia e a comunidade.

 Raquel Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog