Translate

sábado, 3 de novembro de 2012

Alunos-a-oficiais realizam treinamento pesado em Jornada Acadêmica


Alunos-a-oficiais do 3º ano da Academia de Polícia Militar da Bahia participaram durante os dias 30, 31 e 01/09 da Jornada Acadêmica de Ações Policiais em Ambientes Rurais (JAAPAR). O evento, realizado no Batalhão de Polícia de Choque/Lauro de Freitas, teve como objetivo capacitar tecnicamente os futuros oficiais para atuarem em diversas situações nos terrenos com biomas, clima e vegetação desfavoráveis para as condições humanas.


Durante as 72 horas que sucederam as instruções, em abrigos improvisados, no meio do mato, a turma formada por 177 homens e 22 mulheres realizou treinamento com diversas instruções táticas individuais que incluem rastejo, transposição de obstáculos, comando crow, rapel, progressão rural, marcha, controle tumulto e distúrbio civil, agentes químicos, entre outras.

Exausta, após a simulação de percorrer entre os obstáculos, a aluna-a-oficial Patrícia Rosas disse que apesar do desgaste físico o aprendizado é pertinente para a atividade policial. “Temos que estar preparados para as ocorrências. Não sabemos o que nos espera pela frente, pois a Segurança Pública envolve muitos aspectos que vão além do policiamento ostensivo”, afirmou.

Para o coordenador de planejamento da jornada, capitão Vitor Gomes, tudo foi elaborado com intuito de preparar o policial para que ele tenha êxito nos momentos de crises extremas. ”Submetemos os alunos no decorrer das oficinas em situações de estresse, fadiga, cansaço físico e mental para que eles reajam positivamente de forma técnica e profissional”, pontuou.

Após a jornada Acadêmica, os alunos-a-oficiais retornam à Academia da PM para conclusão do curso de oficiais. A formatura da turma está prevista para o dia 13 de dezembro, data em que entrarão para o oficialato da Corporação.

SD Jornalista Sérgio Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog