Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Base Comunitária de Segurança no Rio Sena amplia o Programa Pacto pela Vida


A nona Base Comunitária de Segurança (BCS) da Bahia foi inaugurada no bairro de Rio Sena, no subúrbio ferroviário de Salvador, nesta segunda-feira (24), pelo governador Jaques Wagner. A BCS tem o objetivo de reforçar a segurança e reduzir os índices de homicídios, integrando as ações do programa Pacto pela Vida.


Inicialmente, a base será provisória, instalada em módulos habitáveis, mas totalmente equipada para a função, até a construção da definitiva. Serão 120 policiais militares, operando com quatro automóveis, oito motocicletas e dez câmeras de vídeo monitoramento.

De acordo com o governador Jaques Wagner, "a continuidade da instalação das bases comunitárias está acontecendo por causa dos resultados positivos apresentados pelos outros oito equipamentos que já foram instalados". Ainda segundo o governador, a redução média de homicídios é de 50% nas regiões onde foram instaladas as bases. "A ideia é continuar a crescer o número de bases na capital e no interior porque tem se mostrado uma medida eficiente, boa no controle do tráfico de drogas e na redução dos crimes".

O comandante geral da PMBA, coronel Alfredo Castro, falou a respeito do processo de implantação das bases. “O trabalho de preparação na localidade para a implantação da BCS é dividido nas fases de inteligência, ocupação e intensificação. Tal processo favorece a implantação das instalações de forma mais segura para todos”.

Também presente na solenidade de inauguração, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, disse que o subúrbio ferroviário de Salvador é uma das áreas mais densamente povoadas e, por isso, apresenta muitos problemas relacionados a homicídios, principalmente, ao narcotráfico. "Essa é a segunda base do subúrbio para complementação da segurança e a chegada de ações sociais para essa parte da população".


Seis bases de segurança já operam em Salvador - uma no Calabar/Alto das Pombas, três na região do Nordeste de Amaralina, uma na Fazenda Coutos (subúrbio) e uma no Bairro da Paz – uma na Região Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas (Itinga) e uma no interior do estado, em Itabuna. Ainda nesta semana, na quinta-feira (27) será inaugurada uma BCS em Feira de Santana.

Cristiane Modesto/Site PMBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog