Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mais de 400 alunos do Nordeste aprendem com a PM a dizer não às drogas

Prestigiados por familiares e autoridades, 437 alunos de dez escolas públicas, privadas e comunitárias do Nordeste de Amaralina, Chapada do Rio Vermelho e Santa Cruz, reuniram-se na manhã de quinta-feira (9) na sede da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), Nordeste de Amaralina, para a formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), aplicado pela Polícia Militar em todo estado.

Presente ao evento, o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro, considera o programa um diferencial na vida das crianças e adolescentes. “Esse ato é mais um avanço que a PM dá para distanciar os jovens das drogas e da violência”. O comandante geral ouviu da professora do 5º ano da Escola Municipal Zulmira Torres, Aline Bahia, que o Proerd é um alerta de suma importância para ajudar os alunos a não se aproximarem das drogas.

Entre as melhores redações, em terceiro lugar ficou Eric Silva Santana, 11 anos. Emocionado, Eric teve ajuda da professora para a leitura da redação, pois ela retratava a sua realidade, com o pai alcoólatra e um avó viciado em drogas. Em um dos trechos mais marcantes, o menino descrevia que o pai teve acesso ao seu livrinho do Proerd, “e ao encontrá-lo meu pai chorou, envergonhado, me jurou que não beberia mais. Ele tem cumprido isso”. 

A estudante Hanna Cunha, 10 anos, segundo lugar, alertava os colegas que todos deveriam sempre ser “crianças de bem com a vida”. Em primeiro lugar, Ingrid Suellen Santana, 10 anos, relatou. “Não quero esse mal para mim, não vou ter a escolha de me envolver com o que é ruim”, enfatizou a menina que foi premiada com um computador.

Foram entregues dez bicicletas para os destaques de cada escola, entrega simbólica dos certificados de conclusão do curso e, em seguida, os estudantes fizeram o juramento coletivo e com muita animação cantaram o Hino do Proerd. Nesta edição, as aulas foram ministradas pelo sargento Encarnação e a soldado Maria Virgínia.

O comandante da 40ª CIPM, major Marcelo Barbosa, ressaltou a importância da parceria com os diretores das escolas e da 28ª delegacia na realização da formatura, além de destacar a adesão de empresários a essa causa.  Essa é a segunda formatura realizada após a instalação das três BCS, inauguradas na região há dez meses.

O Proerd vai além dos tradicionais programas de prevenção às drogas, pois sua metodologia consiste em ensinar às crianças a reconhecer e resistir às pressões para o uso de drogas, por isso é considerado pela ONU como um dos maiores programas de prevenção às drogas e à violência do mundo. É um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. 


Raquel Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog