Translate

terça-feira, 15 de maio de 2012

Polícia Militar Homenageia sua Padroeira, neste Dia das Mães

Como acontece todos os anos, no segundo domingo do mês maio, Dia das Mães, a Polícia Militar da Bahia realizou o tradicional ato religioso em Comemoração a Nossa Senhora da Piedade, padroeira da Policia Militar, no Convento dos Capuchinhos, Praça da Piedade. O objetivo do evento é promover a integração entre os policiais militares e a comunidade através do culto religioso em louvor à santa.
 
A programação em homenagem a Nossa Senhora teve início com a saída do andor da santa da Vila Policial Militar em direção ao Convento dos Capuchinhos, onde foi celebrada a missa pelo frei Gleizer Campinho, auxiliado pelo capelão da PM padre Renato Minho.
Devota da santa há 15 anos, a professora Maria de Lourdes parabenizou o ato de louvor da Instituição. “Fico feliz em participar dessa ação de graças junto com os policiais militares, que muitas vezes abdicam da sua liberdade em favor do nossa segurança. Que N.Sª da Piedade proteja todos os pms da Bahia”, desejou.





Na oportunidade, o comandante geral da PM, Alfredo Castro falou sobre a homenagem “Esse é um momento de amor, temos que extravasar nossa emoção para homenagear Nossa padroeira e as mães dessa terra. Muito obrigado a todos que participaram desse ato de fé. Que Nossa Senhora da Piedade nos abençoe hoje e sempre”, finalizou.

Ao final do evento, com a participação da Banda de Música Maestro Wanderley, autoridades militares e civis, integrantes da Irmandade da Polícia Militar e membros da comunidade acompanharam a imagem de N.Sª da Piedade em procissão pelas ruas do centro da cidade até o Quartel do Comando Geral, Bairro dos Aflitos, onde foram realizadas orações em agradecimento à santa.



Breve Histórico
 
A devoção da Polícia Militar à Nossa Senhora da Piedade, surgiu em 1865, durante a Guerra do Paraguai. Naquele momento, policias militares da Bahia foram chamados para a batalha. Ao chegar no quartel oficiais e praças marcharam em direção a Igreja dos Capuchinhos, Praça da Piedade, para pedir proteção a santa durante a guerra.
 
Com o fim da guerra, a PM voltou a render graças a Nossa Senhora da Piedade, ficando assim definida como Padroeira da Corporação, sendo sua comemoração anual, no dia das mães, umas das principais festas da nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog