Translate

sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Polícia Militar comemora o “Dia da Cavalaria”

O “Dia da Cavalaria” foi comemorado na tarde da quinta-feira (10), pelo Esquadrão de Polícia Montada da PMBA com a realização de uma “Parada Militar. A solenidade foi presidida pelo comandante do Policiamento Especializado, coronel Fontes, e contou com a presença de diversos comandantes de unidades da Polícia Militar da Bahia, além de oficiais e praças admiradores da Cavalaria.


O coronel Fontes ratificou a importância de se comemorar a data. “O Esquadrão de Polícia Montada da PMBA, como unidade de Cavalaria Militar, não poderia deixar de comemorar esse dia com entusiasmo e galhardia, haja vista que essa comemoração é uma importante funcionalidade dessa Unidade Especializada, que no contexto da Segurança Pública, é um ramificado galho de uma frondosa árvore denominada de Polícia Militar da Bahia.”


O comandante do Esquadrão de Polícia Montada, major Adriano, fez referência ao histórico do uso do cavalo com fins militares e ressaltou a importância da Cavalaria no âmbito da PMBA. “Desta forma, vê-se que nossa unidade é a mais antiga da corporação, vez que, apesar de ter mudado de status e localização, sempre foi sediada em Salvador e sempre utilizou o cavalo no policiamento. Vale salientar que nesses 177 anos de cavalaria na PMBA, apenas de 1951 a 1987, ou seja, 36 anos, a mesma ficou desativada. Sendo assim, temos 141 anos de serviço efetivo na PMBA”, evidenciou o major Adriano.


Após sagrados campeões no XVII Concurso de Saltos da Polícia Militar do Espírito Santo realizado em abril, a Equipe de Saltos do Esquadrão foi homenageada. Além disso, cinco policiais militares com maior tempo de serviço na Unidade receberam os cumprimentos do coronel Fontes e do major Adriano. Ao final do evento, sob os acordes da Banda de Música Maestro Wanderley, a guarda de honra composta por dois pelotões montados e comandada pelo capitão Gulias, desfilou em continência à mais alta autoridade presente.

O Dia da Cavalaria é uma comemoração alusiva ao aniversário do Patrono das Unidades de Cavalaria do Brasil, Marechal Manuel Luis Osório, ou Marquês de Herval, como ficou conhecido. O patrono das Cavalarias brasileiras ganhou este título pelos inúmeros feitos à frente da tropa de Cavalaria no Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog