Translate

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Curso da PM debate formas de conduta para usuários de álcool e outras drogas

Desenvolver um novo olhar nas ações policiais relacionadas aos dependentes químicos, moradores de rua e profissionais do sexo. Essa foi a iniciativa da Polícia Militar por meio do 18º Batalhão/Centro Histórico com o curso de Capacitação de Policiais Militares realizado na segunda-feira (9) na Associação Protetora dos Desvalidos no Pelourinho.

Para o coordenador do curso, capitão Silvio Rosário, o aprendizado vai ajudar a identificar melhor as condutas de pessoas que possuem este perfil. “No dia a dia nos deparamos com casos envolvendo usuários de substâncias psicoativas, então é preciso discutir, opinar e enriquecer e sobretudo esclarecer os nossos policiais na melhor forma de condução e administração de tal situação”, informou o capitão.

Nesse primeiro encontro, as psicólogas Nany Cunha e Daphine Soares traçaram o perfil dos tipos mais frequentes de usuários que circulam pelas ruas do Pelourinho, além de abordar assuntos como família, religião e condição social. Entre as propostas do curso, será elaborada uma cartilha de Segurança Pública e Saúde contendo novas possibilidades de abordagem com base nas leis e diretrizes dos Direitos Humanos. 


“Nossa teoria envolve a construção do pensamento e a revisão de conceitos com o objetivo de humanizar o policial militar no trato com os diferentes segmentos da sociedade”, explicou a psicóloga Nany.

O curso integra o projeto de Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA) por meio do serviço permanente da "Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti" da Faculdade de Medicina da Bahia.

Nos próximos encontros serão discutidos temas como usos e efeitos das drogas e aplicação das leis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog