Translate

terça-feira, 20 de março de 2012

PMBA terá atuação em pro do meio Ambiente divulgadas pelo Rotary Club Internacional

Nesta terça-feira (20), o Comando Geral da PMBA recebeu a visita do Governador do Distrito 4550 do Rotary Club Internacional, Durval Olivieri, que acompanhado do Secretário Jorge Novis e do Rotariano Jeferson Tararan, foram recepcionados pelo Comandante Geral da PM, Coronel Alfredo Castro. Este recebeu da comitiva rotariana um convite para divulgação das ações da Polícia Ambiental da Corporação, durante a Conferência Distrital do Rotary 2012, que acontece entre os dias 27 e 29 de abril, no Clube Mediterranée.

Na oportunidade, o Governador Olivieri, em nome do Presidente da fundação Rotarria, Kalyan Banerjee, ofertou, ao comando da corporação, o convite para que militares estaduais concorram a uma bolsa de mestrado nos EUA, totalmente financiadas pelo Rotary Club.   A bolsa de pesquisa será disponibilizada em uma área do conhecimento considerada pelos rotarianos como de fundamental importância à boa governança dos Estados e da comunidade: A ARTE E A CIÊNCIA DA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.


O curso de dois anos, inclusive por meio das chamadas “Bolsas para a paz”, ofertados pelo Rotary Club, visa preparar lideres públicos e membros de ONGs para lidarem com temas cruciais com foco no desenvolvimento dos povos do mundo e suas comunidades, em busca da paz.

Ao termino da reunião, o governador convidou o Coronel Alfredo Castro, para ministrar uma palestra aos rotarianos, sobre a Polícia Militar e sua atuação, no estado da Bahia.

 

A história do Rotary Internacional:

O primeiro Rotary Club foi fundado em Chicago, EUA, em 1905, por Paul P. Harris, um advogado que queria reproduzir em um grupo profissional o mesmo espírito de amizade que caracterizava as cidades pequenas de sua juventude. O nome “Rotary” surgiu devido ao sistema inicial de rodízio das reuniões, que eram alternadas entre os escritórios dos integrantes do grupo.

Hoje existem mais de 34 mil clubes rotários em todo o mundo. Destes 2,7 mil são em países de língua portuguesa, dos quais 2,4 mil estão no Brasil.

 

Conhecendo os rotarianos:

Os rotarianos, no Brasil, são profissionais liberais, líderes empresariais, acadêmicos ou servidores públicos, com idade acima de 25 anos. No seu convívio no clube, sua família tem papel importante e é comum que os familiares e amigos participem, juntamente com jovens da comunidade, do Rotaract, Interact e Rotary kids, conforme a faixa etária, organizações que propagam os conceitos rotários e desenvolvem entre eles o gosto e a prática do SERVIR, como meio de auto realização e busca de PAZ.

Acima de tudo, o rotariano é uma pessoa que compreende a necessidade de, em companheirismo, compartilhar seu trabalho voluntário para a realização de ações humanitárias. Por tal motivo, em inglês, dois rotarianos se tratam por fellow, palavra que descende do norueguês arcaico felaga, a qual significa pessoas que colocam seus recursos em uma empreitada comum, enquanto que, no Brasil, usa-se o termo companheiro. Mesmo entre dois rotarianos desconhecidos, entre si, a relação de amizade começa de um patamar elevado de mútuo entrosamento.

Ao servir de modo humanitário, os rotarianos se auto realizam pela simples constatação dos resultados positivos alcançados, sem uma intenção de reciprocidade direta ou mesmo da publicidade do seu feito. Por um lado isto representa para a atitude do indivíduo um significado de discrição. Por outro lado, representa para a instituição Rotary e seus projetos educativos e humanitários um grande desafio: como promover a imagem pública de Rotary sem contradizer aquela atitude comportamental elogiável e digna de seu associado.

Jaguaraci Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog