Translate

terça-feira, 22 de março de 2011

PMBA apoia livro em homenagem a Pelé do Trânsito


Exemplo de profissional policial militar, o Cabo Armando Marques, mais conhecido como “O Guarda Pelé”, ficou famoso, no Brasil e até no exterior, por desenvolver uma técnica de controle de tráfego, que aliava os movimentos de ordem unida aos sinais de trânsito. Isso lhe rendeu uma merecida homenagem: Um livro sobre sua história.
Para tanto, nesta sexta-feira (18), ele foi recebido, no Quartel do Comando Geral da PM, pelo Departamento de Comunicação Social, onde concedeu entrevista ao Historiador, Capitão Raimundo Marins, e passou a narrar sua trajetória, indissociável da carreira policial militar, como “Guarda Pelé”, que cheio de irreverência inovou no controle do trânsito.
 
No início da década de 70, após pedir transferência para “Os Galés”, por ser mais próximo de sua casa, o então Soldado Armando deparou-se com um trânsito em caos. Já em casa, frente ao espelho criou os movimentos que mudariam completamente a sua vida e elevariam o nome da Corporação, nascia o “Guarda Pelé do Trânsito”, trânsito fluindo, anônimos e autoridades aplaudindo.
 
Não demorou muito e vieram as campanhas publicitárias para detrans de diversos estados, seguidas de contratos comerciais, como o da Agência Esquire (1974), que fez do “Pelé do Trânsito” garoto propaganda da Empresa de Transporte Aéreo Cruzeiro do Sul. A imagem do policial militar e sua eficiência correram o mundo, o que lhe rendeu prémios como o Leão de Prata em Sawa.
 
O Cabo Armando, atualmente na reserva da PMBA, colocou à disposição do historiador não só a narrativa de suas experiências, mas também os arquivos literais e simbólicos, agora é aguardar a publicação e conhecer mais sobre este famoso policial militar baiano.

Jaguaraci barbosa

Um comentário:

  1. Prezados Amigos Policiais!

    O famosíssimo Policial Militar Pelé, foi homenageado no blog:
    www.clubedexadrezsantoantoniodejesusbahia.blogspot.com
    A homenagem ao Senhor Pelé, está na 560ª Homenagem:Policial Pelé, pertencente à Corporação da Polícia Militar, do Estado da Bahia.
    Na homenagem, consta meu texto e mais dois textos, inclusive, este texto, deste renomado blog PM INFORMA.
    Um abraço a todos os Policiais Militares do Estado da Bahia e de todas as Corporações do Brasil!
    Prof. Fábio Motta (Árbitro de Xadrez).

    ResponderExcluir

Arquivo do blog